HistóriaNotícias

Olímpico atualmente: Saiba como está o antigo estádio do Grêmio

A ex-casa do Grêmio, o Estádio Olímpico Monumental, agora encontra-se em um triste estado de abandono, uma década após o seu fechamento. A glória e festas que em outrora eram presenciadas agora dão lugar a uma paisagem de degradação, como evidenciado nas imagens recentemente divulgadas por Thiago Grassi, da Drones In RS. Localizado na zona central de Porto Alegre, a situação precária do estádio tem causado preocupação entre os moradores do bairro Azenha.

Ao longo dos seus 58 anos de vida, o Olímpico foi palco de 1.766 jogos e recebeu 21 títulos. A decisão de fechá-lo foi tomada ao final da gestão do presidente Paulo Odone, em 2012, quando a nova Arena do Grêmio foi inaugurada como substituição ao antigo estádio. Este movimento se inseria no contexto de modernização dos espaços de futebol que ocorria a nível nacional, preparando o país para a Copa do Mundo de 2014.

A transição do Olímpico para a Arena do Grêmio

De acordo com as revelações feitas pelo ex-presidente Paulo Odone, o terreno do Olímpico, situado no bairro Azenha, foi avaliado em R$ 50 milhões na época em que a proposição de troca pelo novo espaço foi aprovada pelo Conselho Deliberativo. A construtora OAS, responsável pela construção da Arena do Grêmio, afirmava planos para construir prédios residenciais no terreno abandonado. No entanto, o acordo previa também melhorias no entorno da Arena, compromisso que a construtora nunca cumpriu.

O imbróglio jurídico e a situação atual

Os planos da OAS foram afetados pela Operação Lava-Jato em 2015, que levou a construtora à crise e, consequentemente, impactou a situação do Estádio Olímpico e as obras da Arena. Assim, o acordo que previa melhorias em troca da área do antigo estádio não foi totalmente concluído.

Apesar do Grêmio afirmar o cumprimento de todas as suas obrigações, a situação do antigo estádio permanece preocupante. Com a construtora OAS, agora denominada Metha, em recuperação judicial e a Arena do Grêmio sob a condição de penhora pela Justiça de São Paulo, o antigo palco de glórias do tricolor gaúcho segue com seu futuro incerto.

A prefeitura de Porto Alegre, juntamente com os habitantes do bairro, aguardam uma resolução que traga um final digno para o antigo Olímpico, seja através de sua demolição e subsequente revitalização do espaço. Uma coisa é certa: as memórias das glorias presenciadas neste estádio jamais serão esquecidas pelos torcedores gremistas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo