História

5 maiores artilheiros do Grêmio na Libertadores da América

Confira quem são os cinco maiores artilheiros da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense dentro da Copa Libertadores da América. O time gaúcho tem um dos maiores históricos de todo o Brasil dentro da competição continental. Isso porque acumula conquistas épicas e, consequentemente, tem em seu legado jogadores que se destacaram muito vestindo a camisa Tricolor no torneio.

Ao todo são três títulos que o Imortal conseguiu conquistar no torneio mais importante da América do Sul. Uma curiosidade é que a equipe azul conseguiu alcançar a Glória Eterna em três décadas diferentes, mostrando que, diferente dos rivais, não viveu somente alguns lapsos vitoriosos. Em sua sala de troféus, estão presentes as taças das edições de 1983, 1995 e 2017 do continental.

Confira os maiores artilheiros do Grêmio na Libertadores

Confira abaixo a lista dos maiores goleadores do Tricolor na história da Copa Libertadores da América. Vale ressaltar que não foi possível separar apenas cinco desses nomes, já que há duas duplas que estão empatados em terceiro, com dez gols, e em quinto lugar, com oito gols marcados de cada.

  1. Jardel – 16 gols
  2. Luan – 12 gols
  3. Rodrigo Mendes – 10 gols
  4. Everton – 10 gols
  5. Paulo Nunes – 8 gols
  6. Osvaldo – 8 gols

Jardel: O maior artilheiro do Grêmio na Libertadores

O maior artilheiro do Grêmio na história da Libertadores não poderia ser outro nome além de Mário Jardel Almeida Ribeiro, conhecido como Jardel. O atleta em questão foi um dos maiores ídolos a vestir a camisa tricolor nos anos 90, tendo em vista o grande futebol que conseguiu apresentar na edição histórica do torneio continental que acabou com o bicampeonato azul.

Depois de se destacar no Vasco da Gama, o centroavante chegou ao Grêmio, em 1995, e logo em seguida fez história. Isso porque, só naquela edição, ele marcou 12 tentos, incluindo um na partida de ida da final. Sendo assim, ajudou de mais o tricolor a conseguir retornar ao topo do futebol da América do Sul. Além disso, ele ainda fez 4 gols na edição seguinte da competição. Na temporada seguinte, porém, seu futebol de peso acabou rumando para a Europa, onde continuou fazendo história.

Luan

Em segundo lugar aparece o grande nome da última conquista do Grêmio na Copa Libertadores. Rei da América de 2017, Luan foi um dos grandes destaques do último time que conseguiu colocar o futebol gaúcho no topo do mundo. Com atuações de peso e gols importantíssimos, dá para dizer que ele foi peça essencial para que o Imortal chegasse onde nenhum outro gaúcho sonhou: o Tricampeonato.

Na edição do título, inclusive, o atacante marcou 7 vezes, uma marca bem expressiva. Somando os demais tentos marcados por eles em outros anos, o atleta soma 12 gols marcados na competição. Assim, ocupa lugar de grande destaque na lista de ídolos tricolores.

Luan pelo Grêmio na Libertadores da América
Foto: PEDRO H. TESCH/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO

Rodrigo Mendes e Everton

O terceiro nome da lista, surpreendentemente, não participou de nenhum título do Grêmio na Copa Libertadores da América. Trata-se de Rodrigo Mendes, que se destacou em várias passagens pelo Rio Grande do Sul, mas, em nenhuma delas conseguiu atingir a Glória Eterna. Mesmo assim, o jogador em questão ajudou em títulos importantes para a história do Tricolor.

Com boas campanhas dentro de campo, ele marcou dez vezes dentro da competição continental, o que lhe dá o posto de terceiro maior artilheiro do Imortal dentro do torneio organizado pela Conmebol. Apesar disso, chegou a conquistar outras taças de relevância.

O outro terceiro também participou da campanha vitoriosa de 2017, mas, coincidentemente, não marcou gols naquele ano. Trata-se de Everton Cebolinha, que fez 10 gols ao todo durante as edições da competição que participou enquanto vestia a camisa do Grêmio.

Paulo Nunes e Osvaldo

Empatados em quinta colocação, aparecem dois campeões da Copa Libertadores da América com a camisa tricolor. Primeiro, Paulo Nunes, que ajudou o time gaúcho a fazer história nos anos 90, empilhando taças de grande relevância nacional e continental. Ao todo ele marcou oito gols em disputas da competição continental.

Outro campeão que também marcou oito vezes foi Osvaldo, mas na primeira vez que o Grêmio atingiu a Glória Eterna, em 1983. O jogador passou boa parte dos anos 1980 vestindo a camisa do Imortal e contribuiu empilhando gols. Foi um dos nomes de destaque da disputa daquela edição que levou o time à sua primeira Glória Eterna.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo