HistóriaNotícias

Todos os títulos que Renato Portaluppi ganhou no Grêmio

Confira todos os títulos que Renato Portaluppi já ganhou defendendo a camisa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde é um grande ídolo. A equipe gaúcha é regada de uma história muito rica dentro das quatro linhas. Além de grandes taças conquistadas no decorrer das décadas da sua existência, o time também acumulou espetaculares atletas vestindo seu manto.

Mas, entre todos os jogadores de grande peso que já apareceram de Tricolor, um dos que mais se destaca, sem sombra de dúvidas, é o multicampeão Renato Gaúcho. Acumulando várias passagens pelo Rio Grande do Sul, sempre vestindo as cores do Imortal, o jogador conseguiu se destacar tanto dentro dos gramados quanto na casamata.

Sendo assim, são duas etapas vividas pelo Grêmio com Portaluppi, a primeira nos anos 1980 e 1990, já a segunda é neste século, mas sem ele dentro de campo. O mais impressionante de tudo isso, inclusive, é que o comandante já arrecadou uma grande penca de taças nesses dois períodos. Sendo assim, ele está em uma prateleira de ídolos bem complicada de se alcançar.

Em sua trajetória dentro dos gramados e no comando, ele também acumula taças e importantes campanhas por outros clubes, como Flamengo, Cruzeiro e Fluminense. Mas, no final das contas, não fez tanto sucesso quanto em Porto Alegre.

Renato Portaluppi multicampeão como jogador do Grêmio

Depois de passar pelo Esportivo e pelo Grêmio em sua juventude, Renato Portaluppi acabou iniciando uma sequência de temporadas em destaque e títulos. O que o faria entrar de vez na história do futebol brasileiro. Isso porque conseguiu, já nos primeiros anos de sua carreira, empilhar uma verdadeira penca de taças. Com algumas delas aparecendo entre as mais importantes da instituição.

Em 1983, por exemplo, ano mágico do jogador e do Tricolor, o time conseguiu a maior taça de toda a sua história, se tornando campeão do mundo. Primeiro, o Imortal fez história ao ter derrotado o Peñarol na final da Copa Libertadores da América. Depois que o time gaúcho encontrou a Glória Eterna, ainda se classificou para a disputa da Copa Intercontinental do mesmo ano.

Enfrentando o Hamburgo na final, foi dos pés do próprio Renato Portaluppi que saíram os dois tentos que deram o título mundial que o Grêmio possui. Além de todo esse destaque nesse ano específico, porém, mais taças importantes do time tiveram a participação dele. Como o Campeonato Brasileiro de 1981. Confira a lista completa de títulos do ídolo como jogador:

  • Copa Intercontinental: 1983;
  • Copa Libertadores da América: 1983;
  • Campeonato Brasileiro: 1981;
  • Campeonato Gaúcho: 1980, 1985, 1986;
  • Copa El Salvador del Mundo: 1981;
  • Copa Los Angeles: 1983;
  • Copa Philips: 1986;
  • Torneio de Rotterdam: 1985;
  • Troféu Cidade de Palma de Mallorca: 1985;
  • Troféu Cidade de Valladolid: 1981.

Renato e sua carreira vitoriosa também na casamata

Anos depois de ter feito história como jogador, Renato Portaluppi decidiu trazer sua glória também para o lado do comando técnico. Sendo assim, não podia ser diferente e o time que ele mais fez sucesso também treinando foi o próprio Grêmio. Além disso, também chegou a acumular até mesmo prêmios individuais como o responsável por gerir o elenco tricolor.

No cenário regional, inclusive, o ex-jogador acumulou diversas conquistas, dominando o maior rival em momentos inúmeros. Somente no Campeonato Gaúcho, por exemplo, o ídolo tricolor arrecadou oito taças, sendo três delas como atleta.

Entre os maiores destaques do comandante, porém, vamos destacar três taças em sequência que colocaram o clube em um patamar elevado na década de 2010. Depois de alguns anos apagado das conquistas de peso, o Imortal emplacou, sob o comando de Renato Portaluppi, títulos importantíssimos.

Para começar, em 2016, o clube arrecadou a Copa do Brasil, que por si só já era uma grande conquista, mas acabou levando à glórias ainda maiores. Com a vaga conquistada para a Copa Libertadores da América, o time azul fez uma campanha histórica no continental no ano seguinte, garantindo seu tricampeonato. Além disso, no ano seguinte, também houve a Recopa, fazendo com que fossem três anos seguidos com troféus importantíssimos.

Vale ressaltar, inclusive, que são pouquíssimos os nomes ao redor do mundo que podem garantir que foram campeões continentais como jogadores e também como treinadores. Ainda mais se tratando de dois títulos pela mesma camisa, mostrando todo o destaque que o faz figurar entre os maiores ídolos da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Confira as taças conquistadas por Renato Portaluppi como treinador do Grêmio:

  • Copa do Brasil: 2016;
  • Copa Libertadores da América: 2017;
  • Recopa Sul-Americana: 2018;
  • Campeonato Gaúcho: 2018, 2019, 2020, 2023 e 2024;
  • Recopa Gaúcha: 2019 e 2023.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo