Notícias

Grêmio pode receber punições por atos de torcedores no Gre-Nal

O primeiro Gre-Nal de 2024 aconteceu no último domingo (25) e o Grêmio perdeu por três a dois, de virada, em pleno Beira-Rio. O clássico também ficou marcado por uma confusão nas arquibancadas, que pode gerar punições para ambos os clubes.

Um homem de 40 anos e uma mulher de 47 tiveram traumatismo craniano após terem sido atingidos por cadeiras e foram encaminhados para um hospital. Os assentos vieram do setor visitante do estádio.

Confusão no Gre-Nal

As cadeiras foram arrancadas e atiradas por dois torcedores do Grêmio, que estavam no anel superior do Beira-Rio, acima de onde estavam os torcedores colorados que ficaram feridos. O casal recebeu os primeiros atendimentos ainda no estádio e o quadro é estável.

O incidente deverá ser levado à Justiça Desportiva para análise do caso. De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Grêmio, Internacional e os torcedores tricolores podem ser punidos pela atitude.

Segundo o artigo 213, o Colorado, como clube mandante da partida, teria deixado de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto. O referido dispositivo prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e, em casos mais graves, a perda de mando de campo por até dez partidas.

Já o Grêmio, ainda neste mesmo artigo, pode ser punido pelo fato de a sua torcida ter sido responsável pelos arremessos das cadeiras. Por fim, os torcedores, que estão sendo identificados, podem responder tanto na esfera esportiva como na criminal.

Eles podem ser enquadrados no artigo 201 da Lei Geral do Esporte, que diz sobre a prática de atos violentos. A pena é de um ou dois anos de reclusão e pagamento de multa. Caso os réus sejam primários, a pena poderia ser convertida na proibição de frequentar praças esportivas e seus arredores pelo período de três meses a três anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo