Notícias

Grêmio lidera ranking nacional e deixa o Inter comendo poeira

Um recente levantamento revelou que o Grêmio lidera o ranking dos times do Brasileirão que mais formaram atletas em suas categorias de base em 2023. A lista, publicada pelo ge, contabiliza o número de jovens atletas que foram relacionados em ao menos um jogo pelos clubes durante a temporada. Neste ranking o time gremista aparece em primeiro lugar, com um total de 66 atletas formados na sua base.

Esta análise considera a formação de jogadores a partir do sub-17. Nela, ao lado do Grêmio na liderança, está o Fluminense, também com 66 jogadores, seguido pelo Flamengo, que apresenta 60 jovens formados. Na sequência do Top 3 estão o Vasco, em quarto lugar, com 59 atletas, e o São Paulo, com 58. O Internacional, grande rival do Grêmio, aparece na 12ª posição do ranking, tendo utilizado 39 jovens atletas formados na sua base em 2023.

Quanto mais atletas utilizados, maior possibilidade de jogadores da base no elenco?

Na análise do ranking é preciso atentar para o fato de que a quantidade total de atletas no elenco corresponde a uma variável relevante: quanto mais jogadores um time utiliza, maior é a possibilidade de um atleta da base ser escalado, mesmo que seja para compor o elenco. Sendo assim, um clube com alta rotatividade de jogadores pode acabar favorecido na contabilização.

Outro fator que pode influenciar na contagem é a pluralidade de times pelos quais um jogador pode passar durante sua formação, ou seja, um atleta pode ter sido formado por um clube que não é da Série A ou ter passado por mais de um clube na mesma temporada. Nestes casos, o levantamento considera apenas um clube de formação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo