HistóriaNotícias

Goleadas históricas do Grêmio

A história do Grêmio de Porto Alegre ganhou um novo capítulo em seu livro de conquistas: uma imponente vitória por 8 a 0 sobre o Aragua, da Venezuela, ocorrida em 6 de maio de 2021, durante a fase de grupos da Copa Sul-Americana. Este impressionante resultado não apenas reescreveu a história do Grêmio, como também estabeleceu um novo recorde para a Arena, o orgulhoso estádio do time, inaugurado em 8 de dezembro de 2012.

Essa é apenas uma das façanhas que marcam a trajetória do time gaúcho em competições sul-americanas. Até 2021, o registro do Grêmio na Conmebol contabilizava apenas duas partidas com placares igualmente elásticos: 6 a 1. Agora, com o recente 8 a 0, o Grêmio deixa essas marcas para trás.

As maiores goleadas do Grêmio: uma volta ao passado

No vasto histórico de vitórias do Grêmio, há diversas partidas em que o time apresentou uma performance esmagadora. Em 1984, na fase de grupos da Libertadores, o Grêmio fez frente ao Universidad Los Andes, e conseguiu um saldo de 8 a 0, considerado, até 2023, o resultado mais elástico desde 1954. O Grêmio igualou este feito em 2021, em confronto com o Ayacucho, também na fase de grupos da Libertadores. Essa goleada permitiu ao Grêmio se consagrar como o time brasileiro dono da maior goleada na competição.

Curiosidades sobre as maiores goleadas da história do Grêmio

Poucos talvez saibam, mas a maior goleada já registrada na Copa Sul-Americana não pertence ao Grêmio, mas sim ao Defensor, do Uruguai. A equipe uruguaia aniquilou o Sport Huancayo, do Peru, por 9 a 0, em 2010, se tornando detentor da maior goleada dessa competição.

As maiores goleadas do Grêmio por 8 a 0, desde 1954, foram contra:

  • Aragua, na Copa Sul-Americana em 2023;
  • Lajeadense, no Campeonato Gaúcho em 1999;
  • Gaúcho, no Campeonato Gaúcho em 1968;
  • Perdigão, no Campeonato Brasileiro em 1967;
  • Cruzeiro, no Campeonato Gaúcho em 1964;
  • Seleção de Cachoeira do Sul, em amistoso em 1956;
  • 24 de Maio, em amistoso em 1954.

Triunfos históricos do Grêmio na Arena

O recorde de 8 a 0 assegurado na Arena em 2023 supera outro feito expressivo obtido em 2019, quando o tricolor goleou o Avenida por 6 a 0, resultado que garantiu a conquista da Recopa Gaúcha. Em 2015, o Gre-Nal no Brasileirão também entrou para a história com a vitória massacrante do Grêmio por 5 a 0 sobre o rival. Vale mencionar também a goleada sobre o Avaí por 6 a 1, em 2019. Porém, com os recentes recordes de 2023, estes triunfos acabam perdendo posições na lista de maiores goleadas na Arena.

Seja diante de uma arquibancada lotada ou de milhões de espectadores pelo mundo afora, a trajetória do Grêmio tem sido marcada por vitórias surpreendentes e goleadas inesquecíveis. E não há dúvida de que mais páginas emblemáticas ainda serão escritas na história deste time que já conquistou o coração de tantos aficionados pelo futebol.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo