Notícias

Fifa ignorou o Grêmio e retirou título do Tricolor

Dando o pontapé inicial na última terça-feira (12), na Arábia Saudita, o Mundial de Clubes 2023 já se vê envolto em polêmica. A Fifa esquentou os ânimos dos fãs em suas redes sociais ao destacar campeões mundiais apenas a partir do ano 2000, quando passou a organizar o torneio. Tal atitude coloca em sombra as vitórias do Grêmio, além de outros clubes brasileiros como Flamengo e Santos.

Fruto de interpretação equivocada, muitos torcedores se confundem e acabam imaginando que esses três times não seriam reconhecidos pela entidade como campeões mundiais, supondo que o título caberia somente a São Paulo, Internacional e Corinthians.

Porém, é importante destacar que tal suposição não passa de um equívoco, pois, ao contrário do que se pode presumir, a Fifa reconhece as conquistas de Flamengo, Grêmio e Santos como títulos mundiais. O mal-entendido ocorre devido ao modo como a Fifa divulga os vencedores do “Mundial de Clubes da Fifa”, organizado por ela mesma a partir do ano 2000, cuja edição inaugural aconteceu no Brasil.

Por que o Mundial do Grêmio não foi citado?

O Corinthians levou o título de campeão mundial ao vencer o Vasco, nos pênaltis, na decisão final da primeira edição do torneio, em 2000. Aquela competição reuniu oito equipes, incluindo quatro campeões continentais de 1999 e outros campeões continentais de 1998, além do Real Madrid, campeão da Copa Intercontinental de 1998, e do próprio Corinthians, como campeão brasileiro de 1998.

A presença de campeões de temporadas diferentes surpreendeu muitos fãs que estavam mais acostumados com um formato de “Mundial” que colocava frente à frente os campeões da Libertadores e Champions League da temporada atual.

A Copa Intercontinental ou Toyota Cup, disputada entre os anos de 1964 e 2004, com a organização conjunta da Uefa e Conmebol, sem participação da Fifa, era conhecida popularmente como “Mundial”. Esse torneio não deixou de acontecer, apesar do Mundial da Fifa ter sido realizado em novembro de 2000. As edições simultâneas dos dois mundiais, juntamente com o fato de que a Fifa só voltaria a organizar seu próprio Mundial de Clubes em 2005, acentuaram as dúvidas dos torcedores.

Qual é a diferença entre “campeão mundial” e “campeão do Mundial de Clubes”?

Embora a Fifa divulgue apenas os vencedores dos torneios que ela mesma organiza, ela reconhece os vencedores dos torneios realizados entre 1960 e 2004 como “campeões mundiais”. Tal distinção passou a ser oficial desde 2017, quando a entidade reconheceu a Copa Intercontinental como um torneio oficial, precedendo o Mundial de Clubes da Fifa, mas sem fundir os dois campeonatos, que continuam sendo distintos.

Assim, são considerados campeões mundiais tanto as equipes que venceram a Copa Intercontinental entre 1960 e 2004, quanto as que conquistaram o Mundial de Clubes da Fifa em 2000 e a partir de 2005. Dessa forma, um time que venceu a Copa Intercontinental é um campeão mundial, mas não necessariamente um campeão do Mundial de Clubes da Fifa, como é o caso do Palmeiras que se autodenomina “campeão mundial” devido ao título da Copa Rio de 1951.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo