Notícias

Fifa cria nova regra e jogos do Grêmio poderão ser encerrados se isso acontecer

A Fifa vem trabalhando duramente nos bastidores, e pode passar a castigar o racismo no futebol de maneira mais evidente. Nesta quinta-feira (16), a entidade se manifestou e garantiu que os 211 filiados apresentem em seus códigos disciplinares, artigos que buscam enquadrar crimes de racismo com “sanções próprias e severas”, incluindo o encerramento da partida.

Vale ressaltar que além do fim do duelo, pode proporcionar derrota ao time que estiver associado ao ato racista. A informação chamou a atenção nas redes sociais, já que era uma cobrança antiga dos torcedores, especialmente pelas ações que se intensificaram nos últimos meses. Os atos racistas acabaram se tornando um ponto comum, especialmente entre torcedores.

Além disso, a Fifa determina a criação de um gesto específico, para que os jogadores apontem possíveis atos de racismo, com os dois braços cruzados na altura dos punhos, com as mãos estendidas e os dedos esticados. Assim, os árbitros teriam consciência da situação que estaria sendo aplicada na partida. Agora, a atenção se volta à possibilidade, algo que pode reduzir os casos.

Fifa toma medidas importantes para combater o racismo

De acordo com informações do ‘ge’, o protocolo de três passos da Fifa se desdobra da seguinte maneira: “O árbitro deve parar e pedir um anúncio (ao sistema de som e/ou telão) exigindo o fim do comportamento racista; Caso os atos continuem, o árbitro pode suspender a partida temporariamente, com a saída dos times de campo e um novo anúncio de advertência”, inicia.

“Finalmente, se o comportamento ainda persistir, o árbitro pode determinar o fim da partida, com derrota do time associado aos atos racistas”, completa o protocolo. Além da situação vivida dentro dos gramados, a Fifa também anunciou que vai levantar esse assunto de maneira evidente, para que o racismo seja reconhecido como crime em todos os países.

Isadora Reis

Acadêmica de jornalismo, especializada na cobertura de futebol e apaixonada por esportes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo