HistóriaNotícias

Everaldo Marques da Silva: Relembre a história do lendário lateral do Grêmio

Quem é apaixonado por futebol, certamente já viu e se encantou com a bandeira tricolor do Grêmio. Destacando-se, no topo de um mastro, a estrela dourada causa curiosidade e suscita diversas interpretações entre os torcedores. Alguns acreditam que a estrela é em comemoração ao título mundial da equipe em 1983. Porém, para surpresa de muitos, a estrela tem outra representatividade.

A verdadeira razão da estrela dourada é uma divertida e heroica história que envolve um dos grandes nomes do futebol brasileiro e do Grêmio. Uma persona que se consagrou de maneira especial, tanto em solo gaúcho quanto em solo nacional; Everaldo Marques da Silva, um talentoso lateral que abriu o caminho para um sonho brasileiro.

Homenagem a uma lenda

O fato é que a estrela dourada foi atrelada à bandeira oficial do Grêmio em homenagem à conquista mundial de Everaldo Marques da Silva. Estamos falando do único jogador da história do Grêmio a fazer parte da Seleção Brasileira Tricampeã da Copa do Mundo de 1970, realizada no México.

O êxito foi tão notável que a torcida do Grêmio tomou as ruas para comemorar a vitória no mundial como se fosse uma conquista do próprio Grêmio. Uma manifestação de carinho e devoção que marcou a história do futebol brasileiro e do gaúcho.

O legado de Everaldo Marques da Silva

A trajetória de Everaldo no Grêmio começou em 1957, avançando pelas categorias de base até chegar ao profissional. Em 1967, marcou seu nome na seleção brasileira, conquistando a Copa Rio Branco no Uruguai. Com a camisa do Grêmio, celebrou o heptacampeonato gaúcho em 1968.

Na volta da conquista da Copa do Mundo de 1970, Everaldo foi calorosamente saudado por seus fãs e, em 30 de junho do mesmo ano, seis dias após seu retorno do México, a diretoria do Grêmio, em uma sessão solene, decidiu imortalizar a figura de Everaldo na história do clube com a estrela dourada na bandeira. Na ocasião, o jogador também recebeu o título de Atleta Laureado, além de garantir duas cadeiras quitadas no Estádio Olímpico.

Infelizmente, em 27 de outubro de 1974, com apenas 30 anos, Everaldo Marques da Silva faleceu em um trágico acidente de carro perto de Santa Cruz do Sul. A perda prematura não ofuscou as memórias de um grande atleta, e a estrela dourada na bandeira do Grêmio continua a brilhar em sua homenagem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo