Multicampeão pelo Grêmio pode assumir o lugar de Renato
Na sua quarta passagem como treinador do Grêmio, Renato Portaluppi é considerado por muitos como o maior ídolo da história do Tricolor. O técnico e ex-jogador ganhou tudo que disputou como jogador e na área técnica pelo clube gaúcho.
Como atleta do clube, Renato conquistou o Mundial de Clubes de 83 contra o Hamburgo-ALE e fez os dois gols da final, levando o Grêmio ao seu único título na competição intercontinental. Renato foi revelado pelo Tricolor e, não bastasse os feitos como jogador, voltaria a conquistar grandes títulos como treinador.
Portaluppi, que ficou no Grêmio entre 2016 e 2021 na sua terceira passagem, conquistou uma Copa do Brasil e uma Copa Libertadores pelo clube gaúcho. O técnico voltou ao clube em 2022, na Série B, e ajudou o Grêmio a subir de divisão e brigar pelo título brasileiro no ano passado.
Renato vem sendo pressionado pela mídia e torcida no Grêmio
No entanto, em 2024, o técnico vem sendo alvo de críticas por parte da torcia gremista. Uma parte dela, inclusive, chegou a insultar o treinador de “burro” no empate contra o Palmeiras, em jogo disputado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, que acabou no placar de 2×2.
Após a eliminação contra o Corinthians nesta quarta-feira (07), Renato fez fortes declarações à imprensa na coletiva. “Posso rir da sua cara ou não? Já estou rindo”, começou por dizer, para completar.
“Primeiro lugar, o time não esteve bem como nos outros jogos. Segundo lugar, o time estava descansado. Terceiro lugar, eu não poderia tirar jogadores esgotados porque eles eram batedores. Aí dizem ‘Eles erraram’. Zico errou pênalti na Copa do Mundo. Treinam todos os dias”
Jogador vencedor pelo Grêmio pode virar treinador
O veterano de 37 anos, Bruno Cortez, pensa em se aposentar e se qualificar para ser técnico de futebol. Cortez, que esteve no elenco multi-campeão do Grêmio entre 2016 e 2017, postou um vídeo nas deéndências da CBF, onde está realizando o curso para se tornar treinador.