Notícias

Ídolo do Grêmio consegue promoção histórica e critica técnicos estrangeiros

Após pendurar as chuteiras, o ex-meia Tcheco, ídolo do Grêmio, passou a investir na carreira de treinador. No último domingo (14), o ex-jogador de 48 anos conseguiu o acesso para a elite do futebol paranaense sob o comando do Paraná Clube.

O Tricolor da Vila Capanema venceu o Patriotas por 3 a 0 pelo jogo de volta da semifinal da Divisão de Acesso e conseguiu a vaga para a primeira divisão em 2025. Depois do apito final, o técnico fez um forte desabafo sobre a presença de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro.

Tcheco e treinadores estrangeiros

Durante entrevista após o acesso, Tcheco disse que o futebol brasileiro vive uma “onda de treinadores estrangeiros” que, muitas vezes, tira a oportunidade de técnicos nacionais. Na Série A do campeonato brasileiro, por exemplo, nove dos 20 clubes são comandados por estrangeiros.

“A gente vive com uma onda de treinadores estrangeiros. Seja com eles ou não, apenas uma equipe será campeã. O Athletico acabou de contratar um treinador de 32 anos (o uruguaio Martín Varini). Nada contra o rapaz, nada contra a sua história, muito pelo contrário, mas por que treinadores brasileiros não têm essa capacidade que esse rapaz tem aqui?”, iniciou.

Tcheco também disse que esse fenômeno impacta no nível do futebol brasileiro, principalmente na seleção nacional. O agora treinador disse que o futebol no Brasil está “ladeira abaixo”, muito em função da ausência de técnicos brasileiros em grandes clubes.

“O reflexo do nosso futebol é a nossa Seleção. Todos da crônica esportiva cobram um futebol melhor, mas como isso se o nosso departamento de técnico vai ladeira abaixo? Todos os atacantes da Série A são estrangeiros. Como iremos criar jogadores? O nosso futebol, infelizmente, está num nível baixo e ladeira abaixo, pois a gente não tem a oportunidade de trabalhar nos grandes clubes”, concluiu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo