Notícias

Campeonato Brasileiro de 2024 terá mudanças que podem beneficiar o Grêmio

As mudanças para o Campeonato Brasileiro de 2024 foram aprovadas durante o Conselho Técnico da CBF na última terça-feira (5). Todos os 20 clubes participantes aprovaram de forma unanime o incremento do número de jogadores estrangeiros permitidos por jogo e a opção para treinos em campo sintético.

A partir das competições desde ano, cada equipe poderá usar até nove jogadores estrangeiros. No ano passado, a quantidade permitida de jogadores estrangeiros já havia aumentado de cinco para sete por jogo. Contudo, este acréscimo não foi bem recebido pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), que realizou um estudo apontando mais de 140 jogadores estrangeiros nas Séries A e B no Brasil e se opôs à proposta.

Grêmio havia atingido o limite de estrangeiros com a chegada de Pavón

Recentemente, o Grêmio fez um importante acréscimo ao seu elenco com a contratação do jogador argentino Cristian Pavón, de 28 anos, que anteriormente fazia parte do Atlético-MG. No entanto, esta nova contratação fez com que o Tricolor ultrapassasse o limite estabelecido de sete jogadores estrangeiros para cada partida em competições nacionais, que estava em vigor desde fevereiro de 2023.

Além de Pavón, o elenco do Grêmio conta com o goleiro Marchesín, o zagueiro Kannemann, os volantes Carballo e Villasanti, o meio-campista Cristaldo, além dos atacantes Besozzi e Soteldo. Dentre estes, somente o meio-campista uruguaio ainda não entrou em campo em 2024 por causa de uma lesão no púbis.

Quatro dos estrangeiros, que são Marchesín, Kannemann, Villasanti e Soteldo, são titulares absolutos. Soteldo, oriundo da Venezuela, está temporariamente afastado devido a uma lesão no músculo da coxa esquerda, e sua previsão de retorno ao campo é somente em abril.

Liberação para treinamentos em gramados sintéticos

Uma outra mudança aprovada no Conselho é a permissão para times treinarem em campos artificiais se o time anfitrião mandar seus jogos neste tipo de gramado. A equipe visitante terá permissão de fazer um treino no local um dia antes da partida. Essa decisão se aplica somente ao Brasileirão e não a outros campeonatos organizados pela CBF, como a Copa do Brasil.

Debate sobre calendário e violência no futebol

No encontro do Conselho Técnico também estiveram presentes alguns capitães dos times, em que apenas Tinga, do Fortaleza, fez uma declaração. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que pretende ouvir representantes de cada equipe para discutir sobre o calendário e os casos de violência no esporte.

De acordo com as expectativas, o Conselho Nacional de Clubes irá aprofundar um estudo sobre a padronização de gramados durante a temporada. Alguns clubes questionaram a utilização do gramado sintético e sugeriram que o uso do mesmo fosse proibido.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo